Histórico
O Banco de Dados Ambiental – BDA, foi criado em consonância com a Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 422, de 26/10/11, a qual admite a implementação de projetos ambientais regionais compartilhados entre empresas, desde que definida a responsabilidade pela execução.
A iniciativa conjunta surgiu a partir de requerimentos individuais do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA através da então Coordenação Geral de Petróleo e Gás – CGPEG, atual Coordenação Geral de Empreendimentos Marinhos e Costeiros – CGMAC, nos Termos de Referência nos 028/14, 034/14, 015/14, 019/14 e 029/14, respectivamente das empresas de geofísica CGG do Brasil Participações Ltda., Polarcus Serviços Geofísicos do Brasil Ltda., WesternGeco Serviços de Sísmica Ltda. e a operadora Chariot Brasil Petróleo e Gás Ltda., que, juntamente com as empresas BGP Brasil Serviços e Equipamentos Geofísicos Ltda., PGS Investigação Petrolífera Ltda., TGS do Brasil Ltda. e Spectrum Geo do Brasil Serviços Geofísicos Ltda., com o apoio da Associação Internacional de Empresas de Geofísica – IAGC (International Association of Geophysical Constractors), por reconhecerem a relevância da iniciativa, se uniram para desenvolver um produto único, materializando, desta forma, o que tem sido há mais de uma década anseio do órgão ambiental e da indústria de óleo e gás no Brasil: um banco de dados ambiental, de acesso público, gerado pelo e para o licenciamento ambiental.
O desenvolvimento BDA, executado pela Pro-Oceano Serviço Oceanográfico e Ambiental, aconteceu a partir de ricas discussões técnicas entre as referidas empresas, a CGMAC e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), aonde foi inicialmente hospedado. Em sequência, buscando uma maior proximidade da indústria, o banco foi transferido para a Universidade Federal Fluminense – UFF, no Rio de Janeiro. Tendo em vista o caráter público das informações contidas e o entendimento da relevância da iniciativa, a Agencia Nacional de Óleo, Gas e Biocombustíveis – ANP, considerou ser apropriado, com o apoio do IBAMA, hospedar, em seu Banco de Dados de Exploração e Produção, o banco de dados ambiental.